data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: reprodução
O modelo de Distanciamento Controlado manteve a região de Santa Maria com classificação de risco alto para o contágio do coronavírus. Com isso, a bandeira vermelha deve ditar os protocolos na cidade até a próxima sexta. Até domingo, as prefeituras e associações de municípios podem pedir a reclassificação ao governo do Estado. O mapa definitivo da 40ª semana é divulgado na segunda e passa a valer na terça.
O número de regiões em bandeira laranja, por outro lado, aumentou. Na semana passada, foram apenas quatro. No mapa preliminar desta sexta, são oito regiões.
Ministério da Saúde diz que poderá comprar 10 milhões de doses de vacina russa
SANTA MARIA
Os piores indicadores da região foram as hospitalizações por Covid-19 a cada 100 mil habitantes e a projeção de óbitos. Nos dois critérios, a média chegou em bandeira preta. Outra piora foi no número de óbitos da semana. Nesta semana, foram 24 mortes. Na anterior, havia sido 14. O aumento é de 71%
O que se manteve estável foi a relação de casos ativos e recuperados. A proporção ficou em 26% nas duas semanas.
Por outro lado, o número de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias caiu 10% (de 49, na semana passada, para 44).
Hospital Regional de Santa Maria está com 90% dos leitos de UTI ocupados
As hospitalizações dos pacientes de Manaus não altera o cálculo da bandeira. A explicação do governo estadual para que os pacientes de outros Estados não interfiram no cálculo da bandeira é que o número de leitos por eles ocupados é subtraído no momento de cálculo dos indicadores. Isso, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), já é feito desde julho com pacientes de uma região, mas internados em outra. Por exemplo, um paciente de Alegrete, se internado em Santa Maria, seria acompanhado, mas não seria considerado na mensuração dos indicadores. A SES justifica que "o intuito é que dar o atendimento adequado a todos os pacientes que necessitam , independentemente da região, mas resguardando que os cálculos sejam realizados com os pacientes de sua região".
REGRA 0-0
Por não ter novas mortes e novas hospitalizações nos últimos 14 dias, 15 cidades da região de Santa Maria podem ter regras de bandeira laranja.
- Cacequi
- Capão do Cipó
- Dilermando de Aguiar
- Dona Francisca
- Itacurubi
- Ivorá
- Jari
- Nova Palma
- Pinhal Grande
- Quevedos
- São João do Polêsine
- São Martinho da Serra
- São Vicente do Sul
- Toropi
- Vila Nova do Sul
*Colaborou Leonardo Catto